SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Sobre as pessoas que habitam os territórios em risco"Pelo direito da força": a valentia como componente da personalidade política de Pedro Ludovico Teixeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ROMAO, Davi Mamblona Marques. Indústria cultural: o pensar cristalizado. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 518-531. ISSN 2175-1390.

Este artigo discute como a indústria cultural, tal como conceituada por Adorno e Horkheimer, se consolidou como um dos elementos socializadores mais importantes na contemporaneidade, pois tem um papel formativo na subjetividade dos indivíduos e na conservação do sistema capitalista de produção. Nesse sentido, discorremos sobre a indústria cultural e a obra de arte autêntica, e suas relações com a organização subjetiva do indivíduo contemporâneo. Para explicitar como esses conceitos operam, recorremos ao exemplo do Jornalismo Policial televisivo, que encarna muitos dos processos apontados pela crítica à indústria cultural. A partir destas considerações, conclui- se que a indústria cultural, ao colonizar os mais diversos aspectos da vida individual, promove uma profunda reificação da personalidade. O indivíduo que assim se produz é o contrário do sujeito autônomo e independente, pois é incapaz de um julgamento crítico sobre sua própria condição.

Palavras-chave : Indústria Cultural; Formação do Indivíduo; Conformismo (Personalidade); Capitalismo; Teoria Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License