SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Comunidades tradicionales y conflictos socioambientales: ¿y psicología con esto?Sufrimiento ético-político y agentes de salud comunitaria: relaciones y cuidados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

EUZEBIOS FILHO, Antonio. De desamparado a empoderado: o assistencialismo produtivo na era do empreendedorismo. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 564-582. ISSN 2175-1390.

Ontem, o desamparado. Hoje, empreendedor. O sujeito da pobreza deixa de ser uma preocupação exclusiva do Estado providência e torna-se também objeto de atenção do universo empresarial. A crescente participação do privado nas políticas sociais, provocaram um casamento entre empreendedorismo e empoderamento. O empreenderorismo social é fruto desta união e tem como objetivo ampliar a capacidade de consumo dos mais pobres. Isto ocorre em alinhamento com as transformações do mundo do trabalho. Ainda que tenha havido alterações superficiais, a ação social continua contribuindo para aprimorar o modelo secular do assistencialismo, alcançando o que denominamos de assistencialismo produtivo. Este se caracteriza pela ação social que busca fomentar consumidores sem deixar de romper com o modelo vigente de meritocracia e dominação social. Concluímos que esta nova configuração de assistencialismo responsabiliza ainda mais o indivíduo isolado pelas mazelas do capitalismo, sendo este o principal responsável pelo sucesso ou fracasso consagrados pelo modelo empresarial.

Palabras clave : Empoderamento; Empreendedorismo; Assistencialismo; Políticas sociais; Pobreza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License