SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Comunidades tradicionais e conflitos socioambientais: e a psicologia com isso?Sofrimento ético-político e agentes comunitárias de saúde: relações e cuidados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

EUZEBIOS FILHO, Antonio. De desamparado a empoderado: o assistencialismo produtivo na era do empreendedorismo. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 564-582. ISSN 2175-1390.

Ontem, o desamparado. Hoje, empreendedor. O sujeito da pobreza deixa de ser uma preocupação exclusiva do Estado providência e torna-se também objeto de atenção do universo empresarial. A crescente participação do privado nas políticas sociais, provocaram um casamento entre empreendedorismo e empoderamento. O empreenderorismo social é fruto desta união e tem como objetivo ampliar a capacidade de consumo dos mais pobres. Isto ocorre em alinhamento com as transformações do mundo do trabalho. Ainda que tenha havido alterações superficiais, a ação social continua contribuindo para aprimorar o modelo secular do assistencialismo, alcançando o que denominamos de assistencialismo produtivo. Este se caracteriza pela ação social que busca fomentar consumidores sem deixar de romper com o modelo vigente de meritocracia e dominação social. Concluímos que esta nova configuração de assistencialismo responsabiliza ainda mais o indivíduo isolado pelas mazelas do capitalismo, sendo este o principal responsável pelo sucesso ou fracasso consagrados pelo modelo empresarial.

Palavras-chave : Empoderamento; Empreendedorismo; Assistencialismo; Políticas sociais; Pobreza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License