SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49From helpless to empowered: the productive assistentialism in the era of entrepreneurshipGender violence in qualitative studies: a narrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SOUZA, Alessandra de Almeida Rodrigues de; MAXIMO, Carlos Eduardo  and  PEREIRA, Eliane Regina. Sofrimento ético-político e agentes comunitárias de saúde: relações e cuidados. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 583-596. ISSN 2175-1390.

O artigo que ora apresentamos é um recorte de uma pesquisa, cujo objetivo foi compreender a relação pessoa, território e sofrimento no contexto da atenção básica. Pesquisa de caráter qualitativo, objetivou- se através de observações participantes, registros em diário de campo e entrevistas com informantes chave. A análise das informações seguiu a perspectiva da análise temática. As falas se articulam com diversos participantes do contexto da pesquisa ganhando caráter explicativo. A organização da apresentação das falas foi feita a partir dos locais onde foram feitos os registros. Para a análise utilizamos os conceitos de Martin-Baró e Agnes Heller. Destacamos a apropriação quanto ao olhar das ACS sobre o lugar e o modo como as pessoas expressam seus sofrimentos situados em seu modo de vida. Frente as questões resultantes deste processo de apropriação propomos uma ação de educação permanente na saúde baseada em atividades grupais com Agentes Comunitárias de Saúde.

Keywords : Território; Atenção Básica a Saúde; Sofrimento; Agentes Comunitários de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License