SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Sofrimento ético-político e agentes comunitárias de saúde: relações e cuidadosA psicologia nos contextos de desigualdade: ações em debate na assistência estudantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DUTRA, Laís Helena; SCHVEITZER, Mariana Cabral  e  SILVA, Carlos Roberto de Castro. Violência de gênero em estudos qualitativos: uma revisão narrativa. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 597-610. ISSN 2175-1390.

Este artigo pressupõe compreender a violência de gênero enquanto resultante de contextos socioculturais e político-econômicos marcados pela desigualdade entre homens e mulheres e outras injustiças. Realizamos uma revisão narrativa selecionando vinte textos, entre artigos, teses e dissertações de 2005 a 2018, localizadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Brasil). O objetivo foi realizar uma revisão narrativa de literatura sobre a maneira como o tema da violência de gênero é pesquisada empregando-se a abordagem qualitativa. Da análise, emergiram três categorias: multiplicidades de conceitos; valorização dos diferentes lugares de fala e instrumentos para compreender a subjetividade. Os resultados indicam que a pesquisa qualitativa, em diferentes modos, possibilita a valorização do contexto que o episódio da violência acontece, visibilizando os mecanismos simbólicos e singulares envolvidos. Além disso, evidencia a importância de fortalecimento do aspecto ético-político da pesquisa para a compreensão da violência de gênero.

Palavras-chave : Violência; Gênero; Mulheres; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License