SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Violência de gênero em estudos qualitativos: uma revisão narrativaAfeto e comum: enfrentamento do racismo por crianças e jovens quilombolas no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de  e  GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva. A psicologia nos contextos de desigualdade: ações em debate na assistência estudantil. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 611-626. ISSN 2175-1390.

A Política de Assistência Estudantil visa diminuir a desigualdade social entre universitários. Nesse contexto, a Psicologia deve atuar no apoio e promoção em saúde mental do discente. Apresenta- se, assim, uma revisão sistemática qualitativa, do tipo Metassíntese, com base na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski. O estudo realizou-se no período de maio a agosto de 2018, na base de dados Google acadêmico, por meio dos descritores “atuação”, “psicologia” e “assistência estudantil”. Os resultados indicam o surgimento de publicações a partir de 2015, com ênfase na reflexão crítica para um avanço das práticas centradas em ações da Psicologia Escolar e Educacional. São categorias temáticas presentes nos artigos: autonomia universitária no contexto do Pnaes, atuação em foco: atividades desenvolvidas e uma identidade em construção. Considera-se relevante estudo de sínteses interpretativas na realização de crítica interna à ciência - abordagem teórica, metodológica e atuação - para sua permanente inovação.

Palavras-chave : Desigualdade; Ensino Superior; Assistência Estudantil; Vigotski; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License