SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49A psicologia nos contextos de desigualdade: ações em debate na assistência estudantilLei e sociedade: tensões e contradições sobre o lugar da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COSTA, Ana Flávia de Sales; EDMUNDO, Odair José Câmara  e  MOREIRA, Maria Ignez Costa. Afeto e comum: enfrentamento do racismo por crianças e jovens quilombolas no contexto escolar. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 627-640. ISSN 2175-1390.

O presente artigo originou-se de uma pesquisa de doutoramento em curso, no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-MINAS e objetivou compreender as relações entre o afeto e o comum para a ampliação da potência política de crianças e jovens da comunidade quilombola. A psicologia socio-histórica foi o referencial teórico adotado, através das categorias afeto, comum e política, tendo Vigotski, Espinosa e Sawaia como autores principais. A metodologia foi a pesquisa-intervenção psicossocial na qual foram analisadas 65 rodas de conversa com crianças e jovens entre 07 e 18 anos. A escola mostrou-se como um espaço em que práticas racistas são vivenciadas pelas crianças e pelos jovens quilombolas quando saem da comunidade para estudar na zona urbana, causando sofrimento ético-político. Este contexto, além de representar um ambiente de reprodução do racismo, também se mostra como possibilidade de seu enfrentamento através da afetividade e da constituição do comum.

Palavras-chave : Psicologia socio-histórica; Comunidade quilombola; Racismo; Afetividade e comum.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License