SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Lei e sociedade: tensões e contradições sobre o lugar da criançaTensões no campo do político e da prática profissional da assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SCOTT, Juliano Beck et al. Articulações da psicologia no território: intersetorialidade na proteção social básica. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 654-666. ISSN 2175-1390.

O presente artigo tem como objetivo analisar a prática das psicólogas na Proteção Social Básica (PSB), mais especificamente, a articulação intersetorial estabelecida pelas profissionais nos Centros de Referência de Atenção Psicossocial (CRAS). Para isso, foram entrevistadas dez psicólogas atuantes nos dez CRAS de uma capital da região nordeste do Brasil. A categorização dos dados ocorreu em diferentes etapas e os resultados apontaram que algumas das participantes não utilizaram os procedimentos técnicos preconizados pela Política Nacional de Assistência Social, principalmente aqueles relacionados à intersetorialidade, ocorrendo essa a partir de parcerias e encaminhamentos informais, tanto para a rede pública como privada, de forma individual e pessoalizada, mantendo a desarticulação da rede. Mostra-se necessário, portanto, avanços na discussão sobre o trabalho da/o psicóloga/o nas políticas sociais com destaque para a construção de estratégias de enfrentamento coletivas que respondam às demandas da população atendida, como articulação com gestores, conselhos e a rede socioassistencial.

Palavras-chave : Psicologia; Política Social; Assistência Social; Território; Prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License