SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49Tensions in the field of politician and professional practice of social assistenceThe psychological clinic: from the alienating tradition to the subject's socio-historical power author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

CATAO, Fátima Fernandes  and  NUNES, Rui. Bioética enquanto emoção e consciência em atos e o contexto de exclusão/inclusão do humano. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 688-701. ISSN 2175-1390.

Atualmente, urge a igualdade de oportunidades, políticas públicas e novas sociabilidades no combate à exclusão social e do humano. Considerando tal cenário, tem-se por objetivo neste artigo refletir sobre o ser humano sujeito e o contexto de exclusão, buscando evidenciar a emoção e a consciência como movimento da Bioética em atos. O contexto de exclusão em análise constitui-se de uma comunidade de baixa renda. O estudo é de caráter descritivo-analítico, desenvolvido à luz da Psicologia Socio-Histórica. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 35 moradores em atendimento no Posto de Saúde/Estratégia de Saúde da Família e/ou no Programa EJA (Educação de jovens e adultos) na comunidade. Utilizou-se a análise de conteúdo para refletir sobre as falas dos participantes do estudo - como se veem, sentem, pensam. Evidencia-se, assim, a Bioética dos cidadãos comprometidos em viver de modo humanizado e a necessidade de ações sensíveis e conscientes.

Keywords : Bioética; Emoção; Consciência; Política; Exclusão/ Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License