SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Bioética enquanto emoção e consciência em atos e o contexto de exclusão/inclusão do humanoPovos originários em contextos de desigualdade social: afetividade e bem viver como modos de (re)existência ético-política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

KAHHALE, Edna Maria Severino Peters; COSTA, Cléa Maria Alonso da  e  MONTREOZOL, Jeferson Renato. A clínica psicológica: da tradição alienante à potência sócio-histórica do sujeito. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 702-718. ISSN 2175-1390.

O presente artigo objetiva desenvolver algumas reflexões a partir da Psicologia Sócio-Histórica sobre a clínica enquanto práxis de transformação ético-política da realidade subjetiva e social, dialogando com a noção da clínica ampliada enquanto método de produção do olhar sobre o sujeito. Partindo da análise da literatura, temos compreendido que se faz necessário o desenvolvimento de uma prática onde os processos psicossociais sejam repensados e trabalhados à partir da realidade do dominado, levando em consideração todo seu contexto, e onde o trabalho do psicólogo se dê sob o horizonte da ampliação da consciência, potencializando o cliente à superação da condição alienada que o aprisiona, tornando-o assim agente ativo de transformação das condições opressivas do seu contexto. Defendemos uma prática clínica que assuma, assim, um papel individual, mas também social e político, tornando-se o espaço da Psicologia para a potência da população menos favorecida.

Palavras-chave : Clínica Psicológica; Psicologia Sócio-Histórica; Clínica Ampliada; Potência; Conscientização.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License