SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Povos originários em contextos de desigualdade social: afetividade e bem viver como modos de (re)existência ético-política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MACHADO, Frederico Viana et al. Governança participativa e a expansão do conceito de saúde na experiência do community lab na itália. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 735-750. ISSN 2175-1390.

Este artigo estuda a metodologia do Community Lab (CL), um projeto de welfare participativo desenvolvido na região da Emilia Romana na Itália, que envolve movimentos sociais e comunitários e atores governamentais. Investigaremos duas experiências desse projeto, analisando os efeitos do processo participativo para os atores e para as políticas de saúde. A pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, combinou técnicas como diário de campo e entrevistas, com oficinas de escrita estruturadas em uma pesquisa-ação que envolveu participantes do CL. Destaca-se a flexibilidade metodológica, que responde mais às dinâmicas sócio-culturais e organizacionais dos territórios, do que às normativas institucionais, conciliando os efeitos na gestão, a democratização do processo decisório e a implementação das políticas públicas. O CL amplia as categorias de atores envolvidos e, com isso, as noções de saúde, fomentando a intersetorialidade e transformação dos aparatos estatais..

Palavras-chave : Participação Social; Saúde Coletiva; Community Lab; Participação Comunitária; Democracia Participativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License