SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Consciência e participação política em conselhos gestores de unidades de conservação: adversidades e forças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CASTRO, Lucia Rabello de. Políticas de internacionalização no ensino superior: desafios descoloniais para as ciências humanas e sociais. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 39-56. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre as políticas de internacionalização do ensino superior do Brasil que, desde a década de 70 do século XX, tem considerado a trajetória científica dos países do Norte como o paradigma a ser seguido. Minha contribuição aqui pretende: (a) examinar, sob a perspectiva descolonial, as políticas de internacionalização no âmbito de uma geopolítica do conhecimento; (b) relacionar a internacionalização com os processos de globalização do capitalismo internacional, e o que vem sendo chamado de capitalismo acadêmico; (c) discutir algumas insurgências relativas à divisão internacional do trabalho acadêmico e a crítica à ciência universal; (d) problematizar "a subjetividade que conhece" na formação de cientistas e pesquisadores/ as da periferia; (e) vislumbrar outros horizontes para o Sul, o Brasil, a Universidade e as Ciências Humanas e Sociais.

Palavras-chave : Internacionalização; Ensino superior; Descolonialidade; Brasil; Políticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License