SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue50Internationalization policies in higher education: decolonial challenges for the human and social sciencesThe symptoms of coloniality in psychology with the political scenario of the Bolsonaro government author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SANTOS, Audri Silva dos  and  HERNANDEZ, Aline Reis Calvo. Consciência e participação política em conselhos gestores de unidades de conservação: adversidades e forças. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 57-73. ISSN 2175-1390.

RESUMO O artigo é um recorte da pesquisa realizada no escopo do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo cujo objetivo foi analisar as adversidades e relações de força enquanto dimensões de consciência e participação política nos Conselhos Gestores da Área de Proteção Ambiental Rota do Sol e da Estação Ecológica Estadual Aratinga, região dos Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul, Brasil. As análises se deram à luz das sete dimensões do Modelo de Consciência Política (Sandoval, 1989, 1994, 2001, 2016) pela elaboração de mapas falados com os conselheiros. Apesar do enfoque para articulação do funcionamento das unidades de conservação que embasam a garantia de proteção à biodiversidade local, a efetiva ação política se estabelece como um reflexo do jogo político, onde a percepção frente às adversidades são imprescindíveis à elaboração de projetos e articulação em rede.

Keywords : Psicologia Política; Ambiente; Ação Política; Sustentabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License