SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Políticas de internacionalización en la enseñanza superior: retos decoloniales para las ciencias humanas y socialesLos síntomas de la colonialidad en psicología con el escenario político del gobierno Bolsonaro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SANTOS, Audri Silva dos  y  HERNANDEZ, Aline Reis Calvo. Consciência e participação política em conselhos gestores de unidades de conservação: adversidades e forças. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 57-73. ISSN 2175-1390.

RESUMO O artigo é um recorte da pesquisa realizada no escopo do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo cujo objetivo foi analisar as adversidades e relações de força enquanto dimensões de consciência e participação política nos Conselhos Gestores da Área de Proteção Ambiental Rota do Sol e da Estação Ecológica Estadual Aratinga, região dos Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul, Brasil. As análises se deram à luz das sete dimensões do Modelo de Consciência Política (Sandoval, 1989, 1994, 2001, 2016) pela elaboração de mapas falados com os conselheiros. Apesar do enfoque para articulação do funcionamento das unidades de conservação que embasam a garantia de proteção à biodiversidade local, a efetiva ação política se estabelece como um reflexo do jogo político, onde a percepção frente às adversidades são imprescindíveis à elaboração de projetos e articulação em rede.

Palabras clave : Psicologia Política; Ambiente; Ação Política; Sustentabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License