SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Consciência e participação política em conselhos gestores de unidades de conservação: adversidades e forçasPopulismo: debates entre psicologia política latino-americana e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GORJON, Melina Garcia. Os sintomas da colonialidade na psicologia junto ao cenário político do governo Bolsonaro. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 74-86. ISSN 2175-1390.

RESUMO O trabalho visa apresentar alguns eventos apontando para a atuação do Estado junto às questões que atingem diretamente a Psicologia no Brasil. Tais eventos podem revelar os sinais da colonialidade, a qual é definida como configurações do poder, iniciadas no colonialismo ainda presentes nos saberes e nos modos de existência. Assim, é discutido o problema dos saberes hegemônicos ocidentais na Psicologia, o apaziguamento das tensões raciais, sociais e de gênero e a "psicologização" ou individualização das questões de opressão. Também é abordada a necessidade dos sujeitos de privilégios questionarem a si e seu grupo social, o papel da Psicologia neste questionamento, além da reestruturação das teorias psicológicas pautadas por um pluralismo de saberes e práticas, o qual acolhe os saberes decoloniais, comunitários e horizontais.

Palavras-chave : Psicologia; Colonialidade; Decolonialidade; Subjetividade e Feminismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License