SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Populismo: debates entre psicologia política latino-americana e psicanáliseTrês pontos de ancoragem para subjetivação militante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SHIRAKAVA, Rafael da Silva  e  DIONISIO, Gustavo Henrique. Psicanálise e autoritarismo: articulações entre unheimliche em Freud e fascismo em Adorno e Horkheimer1. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 103-119. ISSN 2175-1390.

RESUMO Afinal, o que leva os sujeitos esclarecidos a agirem de maneira hostil e violenta contra aqueles que lhes são estranhos? Buscando responder esta questão o objetivo principal do artigo consiste em uma análise do conceito de Unheimliche na teoria freudiana e suas implicações políticas na Teoria Crítica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, tendo em vista que esse conceito atravessa as significativas reflexões destes autores acerca de sua concepção de personalidade potencialmente autoritária. Para tanto, o método utilizado foi a revisão bibliográfica na qual se analisou nas formulações tanto de Sigmund Freud quanto dos pensadores frankfurtianos os possíveis elementos que auxiliam na compreensão da violência contra o inquietante (Unheimliche). A partir dessa aproximação teórica, concluiu-se a necessidade de ampliação do debate acerca do fascismo, visto que seu ressurgimento nas primeiras décadas deste século aponta para seu perigo iminente.

Palavras-chave : Unheimliche; Psicanálise; Fascismo; Teoria Crítica; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License