SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Three anchorage points to "militante" subjectivationIntervenciones en territorios apartados: ¿qué tiene que ver la psicología con esto? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

PEDROSO, Adriel Guilherme  y  ZAMBENEDETTI, Gustavo. O movimento grevista paranaense (abril / 2015) e suas ressonâncias midiáticas. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 137-153. ISSN 2175-1390.

RESUMO Esta pesquisa problematizou os discursos veiculados em noticiários digitais sobre a manifestação grevista do dia 29 de abril de 2015 na cidade de Curitiba, Paraná. A análise proposta segue o referencial foucaultiano e analítico-institucional. Foi realizada uma busca de notícias que retrataram os eventos relacionados às manifestações na referida data, constituindo analisadores, os quais possibilitam a compreensão dos jogos de poder-saber envolvidos no engendramento de regimes de visibilidade que sancionam e/ou vetam enunciados. Destacamos os processos de criminalização das manifestações sociais; as práticas divisoras que fixam os papeis de "bom manifestante" e "mau manifestante", em uma perspectiva individualizante e descontextualizadora; e, por fim, a disputa das narrativas em torno do evento analisado.

Palabras clave : Psicologia social; Análise institucional; Greve; Mídias digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License