SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50O movimento grevista paranaense (abril / 2015) e suas ressonâncias midiáticasPsicologia e trabalho social: algumas configurações e problemáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

AZEVEDO, Adriana Barin de; DOMINGUES, Adriana Rodrigues  e  IMBRIZI, Jaquelina Maria. Intervenções em territórios apartados: o que a psicologia tem a ver com isso?. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 154-167. ISSN 2175-1390.

RESUMO "Estourar a bolha social" é uma expressão utilizada por estudantes de psicologia para indicar sentimentos de perplexidade e indignação frente à violação de direitos sociais de usuários atendidos em três diferentes espaços de formação acadêmica. Esta expressão explicita o véu de proteção que impede o sujeito de enxergar para além de seu lugar de classe social e conforto socioeconômico. A proposta deste artigo é apresentar experiências que expõem os estudantes ao sofrimento disparado em situações de desigualdades econômicas: a supervisão que problematiza a responsabilidade ética; a intervenção realizada com moradores que foram removidos de suas casas em violentas ações de reintegração de posse; a articulação entre o agir profissional e a produção de narrativas de histórias de vida. Nestas propostas descobre-se o valor da escuta na formação tensionando discursos de saber-poder, por vezes aprisionantes e, por vezes, capazes de dar visibilidade a histórias de vida frequentemente esquecidas.

Palavras-chave : Território; Responsabilidade ética; Desigualdade social; Formação em Psicologia; Escuta clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License