SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Intervenções em territórios apartados: o que a psicologia tem a ver com isso?Formação em psicologia para a gestão em saúde: visão de profissionais, docentes e estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FRANCA, Edlamar de Jesus  e  AMADOR, Fernanda Spanier. Psicologia e trabalho social: algumas configurações e problemáticas. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 168-181. ISSN 2175-1390.

RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir as configurações do trabalho da Psicologia na esfera do trabalho social, em determinados momentos da história brasileira, tais como: no contexto de redemocratização e expansão de políticas públicas e no atual contexto. Analisa ainda as tessituras entre trabalho social, Psicologia e neoliberalismo através da consideração de dois processos, a saber: empresarização e universitarização. As análises visam desnaturalizar as posições que ocupamos e as funções que desempenhamos enquanto pesquisadoras e interventoras nas experiências com o trabalho social.

Palavras-chave : Psicologia; Trabalho Social; Neoliberalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License