SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue50Psychology and social work: some configurations and problemsPsychologist performance in brazilian northeast social assistance reference centers (CRAS): a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SILVA, Luciano Bairros da  and  BERNARDES, Jefferson de Souza. Formação em psicologia para a gestão em saúde: visão de profissionais, docentes e estudantes. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 182-196. ISSN 2175-1390.

RESUMO Esta pesquisa parte do referencial das práticas discursivas e produção de sentidos para analisar falas de docentes, estudantes e profissionais em Psicologia sobre a gestão em saúde. O cenário da pesquisa foi uma edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), com foco na Estratégia Saúde da Família, realizada em uma capital da região Nordeste brasileira, de 2011 a 2013. Participaram da pesquisa: 2 docentes e 9 estudantes do curso de Psicologia e 5 psicólogos/as. Discutiu-se quatro eixos de análise: integralidade; descentralização; autonomia e corresponsabilidade; saúde do trabalhador. Identificou-se: perspectivas críticas sobre práticas de gestão advindas dos modelos tradicionais da administração, defesa à ampliação do uso de dispositivos participativos na gestão e destaque aos lugares instituídos de poder. Considera-se que o desafio à formação de psicólogos/as é produzir profissionais que no campo da saúde integrem os processos de gestão, atenção e educação.

Keywords : Gestão em saúde; Formação profissional; Psicologia; PET-Saúde; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License