SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Actuación de psicólogos en los centros de referencia de asistencia social (CRAS) del nordeste: un revisión sistemáticaConstruyendo "telarañas": fragilidades y potencialidades para el enfrentamiento de la violencia contra la mujer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

GOMES, Allan Henrique  y  MAHEIRIE, Kátia. Mediação audiovisual e território: cenas migrantes em um percurso de formação. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 211-223. ISSN 2175-1390.

RESUMO Este artigo apresenta os resultados de um encontro de pesquisa- -intervenção com trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social, participantes de um percurso de formação com ênfase na mediação audiovisual. A audiência e discussão de um documentário tematizando a cidade-território de atuação das trabalhadoras possibilitou uma análise inspirada nos pressupostos de Lev Vigotski e Jacques Rancière. Em termos de resultados, pode-se destacar que o encontro em análise está ligado aos encontros anteriormente produzidos no percurso formativo. O que se destaca deste quinto encontro de mediação audiovisual é processo denominado de "desinformação", que significa decompor o documentário na discussão desde as afetações e experiências das participantes espectadoras, especialmente, as vivências de migração. Neste sentido, o artigo tensiona questões raciais na produção da memória da cidade. Por fim, considera-se que a mediação audiovisual mobilizou um processo de significação da cidade e reflexões sobre questões históricas e territoriais.

Palabras clave : Políticas públicas; Território; Mediação audiovisual; Percurso formativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License