SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Mediação audiovisual e território: cenas migrantes em um percurso de formaçãoCultura de institucionalização de crianças e adolescentes: Um problema para a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FLORES, Letícia Bortolotto; SANTOS, Samara Silva dos  e  PAIVA, Ilana Lemos de. Construindo "teias": fragilidades e potencialidades para o enfrentamento da violência contra a mulher. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 224-238. ISSN 2175-1390.

RESUMO A violência contra as mulheres possui caráter multidimensional e multideterminado. Portanto, a atenção voltada para estas situações deve abranger uma rede articulada e representativa de suas necessidades. Este artigo é um recorte de uma pesquisa qualitativa exploratória que teve como objetivo mapear a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de um município gaúcho. Utilizou- -se da amostragem por Bola de Neve para coleta de informações e construção do fluxograma de indicações. A principal problemática apresentada é que, contrapondo o que é previsto pelas políticas vigentes, o trabalho em redes vem se construindo informalmente. Existem dois principais núcleos, o da Saúde e o Jurídico. Os setores da Assistência e Segurança Pública permanecem em segundo plano de funcionamento e reconhecimento. Além disso, a não existência de serviços, como o Centro de Referência, é um resultado preocupante, que direciona ao pouco engajamento do Estado com as estratégias de enfrentamento da violência.

Palavras-chave : Colaboração Intersetorial; Gênero; Programas Governamentais; Política Pública; Violência de Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License