SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Construindo "teias": fragilidades e potencialidades para o enfrentamento da violência contra a mulherCuidado em liberdade e cidadania: o acesso à renda e a desinstitucionalização de mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FURLAN, Vinicius  e  LIMA, Aluísio Ferreira de. Cultura de institucionalização de crianças e adolescentes: Um problema para a psicologia. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 239-252. ISSN 2175-1390.

RESUMO Este ensaio traz para a pauta da Psicologia a problemática acerca da cultura da institucionalização de crianças e adolescentes. Para tanto, seguimos dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. Analisamos o processo histórico da construção das políticas de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, desde os anos 90. Identificou-se que se por um lado os textos legislativos e normativos, desde os anos 90, pretendem a desinstitucionalização das crianças e adolescentes, visando garantir-lhes seu direito à convivência familiar e comunitária, por outro, ainda é expressivo o índice de afastamento dos filhos de famílias em situação de pobreza, entretanto, velado como uma cortina de fumaça no discurso da família negligente, o que ainda tem caracterizado as instituições de acolhimento como um lócus da exclusão social e dado manutenção a uma cultura de institucionalização dos tidos "des-ajustados".

Palavras-chave : Crianças e Adolescentes; Acolhimento Institucional; Psicologia; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License