SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Cultura de institucionalização de crianças e adolescentes: Um problema para a psicologiaO cárcere como sintoma no Brasil: psicanálise e implicação social na criação de Frankensteins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MENDONCA, Bárbara Sabrina Pereira dos Santos et al. Cuidado em liberdade e cidadania: o acesso à renda e a desinstitucionalização de mulheres. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 253-267. ISSN 2175-1390.

RESUMO O presente estudo teve por objetivo analisar a contribuição do acesso à renda através do Programa de Volta para Casa no processo de desinstitucionalização de mulheres com transtorno mental. A análise de dados se realizou através do método hermenêutico dialético de cinco narrativas das beneficiárias do programa. Os resultados mostram que tais mulheres passaram a maior parte das suas vidas segregadas do convívio social, mas que a renda do programa, a construção da rede de serviços institucionais e dos vínculos sociais estão colaborando para inserção social, garantia dos direitos de cidadania e fortalecimento da autonomia das beneficiárias. O estudo aponta também para a necessidade de revisão da interdição de beneficiárias com vínculos familiares fragilizados, revela a importância dos profissionais que fazem parte do cotidiano das beneficiárias como potencializadores para o fortalecimento da autonomia e indica a necessidade de produção acadêmica que relacione questões referentes a envelhecimento, gênero e saúde mental.

Palavras-chave : Desinstitucionalização; Mulheres; Renda; Liberdade; Cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License