SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Cuidado em liberdade e cidadania: o acesso à renda e a desinstitucionalização de mulheresDo discurso do poder ao silêncio da loucura: o manicômio judiciário e o fetiche da punição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COUGO, Vitória Rosa  e  MIOLO, Graziela. O cárcere como sintoma no Brasil: psicanálise e implicação social na criação de Frankensteins. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 268-284. ISSN 2175-1390.

RESUMO Este trabalho tem por objetivo compreender a violência do cenário carcerário brasileiro através das fotografias do juiz Sidnei Brzuska, expostas em seu Facebook, e sua relação com os afetos de fobia e de medo predominantes na cultura do país. Para isso, analisou-se a forma como o discurso capitalista perfaz o laço social e seus reflexos no contexto mencionado. A metodologia utilizada esteve pautada na teoria psicanalítica e no seu pilar de sustentação: a transferência. Concluiu-se que o sistema capitalista propõe um modo de encontro com a lei e de valoração da vida que legitima a precariedade da experiência dos sujeitos que habitam o cárcere.

Palavras-chave : Afetos; Cárcere; Capitalismo; Lei; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License