SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50O cárcere como sintoma no Brasil: psicanálise e implicação social na criação de Frankensteins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CONFESSOR JUNIOR, Waldeci Gomes  e  DIMENSTEIN, Magda. Do discurso do poder ao silêncio da loucura: o manicômio judiciário e o fetiche da punição. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.50, pp. 285-298. ISSN 2175-1390.

RESUMO Os loucos infratores são penalmente inimputáveis e sujeitos às medidas de segurança, dentre as quais, a internação institucional. Na definição desse tratamento penal, direito e psiquiatria se articulam. A psiquiatria atesta a patologia e a periculosidade do agente. O direito promove seu encarceramento no hospital-prisão. Este artigo reflete acerca das características desses discursos e sua funcionalidade institucional e social. Para tanto foram analisados laudos psiquiátricos e sentenças judiciais de processos de internos de uma unidade psiquiátrica de custódia e tratamento, tendo como principal ferramenta metodológica os princípios da Análise Institucional. Os resultados demonstraram como a associação entre os discursos psiquiátrico e jurídico tem determinado a cronificação institucional da população do manicômio judiciário. Concluiu-se que esse consórcio está na base da explicação acerca da permanência do manicômio na atualidade, apesar das inúmeras críticas a tratamentos baseados em estratégias de coerção e aprisionamento, que não servem a um ideal de cuidado.

Palavras-chave : Manicômio judiciário; Diagnóstico; Periculosidade; Punitivismo; Análise Institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License