SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Covid-19 pandemia y sufrimiento psicológico: algunos elementos para problematizar el Brasil contemporáneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

MANSANO, Sonia Regina Vargas; CARVALHO, Paulo Roberto  y  CARVALHAES, Flávia Fernandes de. Pandemia, governamentalidade e biopolítica: a vida em disputa. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 305-321. ISSN 2175-1390.

A pandemia pela Covid-19, decretada em 2020, gerou uma série de ações governamentais que incidiram sobre diferentes segmentos da população. Todos tiveram seus cotidianos alterados por práticas outrora impensadas na ordenação capitalista vigente: desaceleração das forças produtivas, isolamento e distanciamento sociais. Diante desse cenário, o estudo teve por objetivo analisar os embates políticos ocorridos em uma cidade de médio porte localizada no interior do estado do Paraná. Os dados, coletados em jornais digitais locais, deram visibilidade a diferentes nuances desses embates. Adotando como norteadores analíticos os conceitos de governamentalidade e biopolítica foi possível demonstrar o quanto a noção de vida passou a ser alvo de disputa entre diferentes poderes institucionais, ao mesmo tempo que essa problemática atingia o conjunto da população. Como conclusão, demonstra-se que os confrontos governamentais aqui analisados ainda estão distantes de uma resolução e evidenciam o quanto as práticas biopolíticas ganharam centralidade na pandemia em curso.

Palabras clave : Governamentalidade; Sociedade; Biopolítica; Pandemia; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License