SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Pandemia, governamentalidade e biopolítica: a vida em disputaO coronavírus como analisador das práticas de poder na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Cristiane Moreira  e  RODRIGUES, Rafael Coelho. Pandemia de Covid-19 e sofrimento psíquico: alguns elementos para uma problematização do Brasil contemporâneo. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 322-339. ISSN 2175-1390.

Este artigo analisa a gestão biopolítica da pandemia de Covid-19 no Brasil, situando a mesma à racionalidade neoliberal, ao Estado pós-democrático e a democracia securitária que nos atravessam. Uma espécie de governo possível somente através da guerra à própria população. Neste sentido, argumenta-se que o acontecimento junho de 2013 e o movimento conservador que o seguiu foram cruciais para o modo de governamentalidade de nossa contemporaneidade. Escrito em momento agudo dos efeitos da pandemia no Brasil, o texto relaciona os fatores que compõem a gestão biopolítica da pandemia no país ao sofrimento psíquico na população, e como este processo se dá de modo a exasperar as condicionantes sociais, raciais e de gênero na sociedade. Problematizamos os modos de atuação da psicologia neste cenário e convocamos sua dimensão política e social indissociáveis dos cuidados em saúde mental.

Palavras-chave : Pandemia; Neoliberalismo; Biopolítica; Psicologia; Sofrimento Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License