SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Covid-19 pandemia y sufrimiento psicológico: algunos elementos para problematizar el Brasil contemporáneoInterrogar prácticas, construir posibles: notas para tiempos virales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

PRADO, Guilherme Augusto Souza  y  JUSTO, José Sterza. O coronavírus como analisador das práticas de poder na atualidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 340-359. ISSN 2175-1390.

A pandemia de Covid-19 revolve e faz emergir diversos problemas novos e antigos transformando-se num potente analisador da atualidade. O presente ensaio aborda as estratégias de exercício do poder sobre a vida e a morte mobilizadas pelas ações de enfrentamento da crise sanitária e seus desdobramentos políticos que pautam os vários modos de gestão da sociedade. Nosso objetivo é problematizar a situação atual usando dados epidemiológicos e estatísticas estatais e de organizações internacionais, notícias da grande imprensa, colocando em cena medidas de governos, ações e políticas públicas adotadas no período de pandemia no Brasil, contrastando-o com o cenário internacional. Como resultados de uma abordagem crítica pelo prisma da genealogia dos poderes e da esquizoanálise acerca da constituição ético-política das práticas de saber-poder, expomos seus efeitos disciplinares, biopolíticos e necropolíticos em suas relações com o autoritarismo brasileiro.

Palabras clave : Bionecropolítica; Genealogia do poder; Coronavírus; Política; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License