SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51El coronavírus como analisador de las prácticas de poder en la actualidad¿Trabajar para vivir? El trabajo como un mecanismo de necropolítica en el contexto de la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

CARVALHAES, Flávia Fernandes Fernandes de; PIVETA, Ruth Taina Aparecida  y  VIEIRA, Talita Machado. Interrogar as práticas, construir possíveis: notas para tempos virais. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 360-375. ISSN 2175-1390.

Desde as primeiras notícias sobre sua incidência, a pandemia da Covid-19 vem intensificando e reatualizando uma série de problemáticas sociais. Diante desse cenário, este estudo teórico problematiza questões que emergiram a partir das vivências e leituras de três psicólogas vinculadas ao campo das Políticas Públicas de Assistência Social em uma cidade de médio porte localizada no interior do estado do Paraná, bem como a Programas de Pós-Graduação em Psicologia da região. Tendo a noção de pandemia como dispositivo, a presente análise percorre um conjunto de narrativas que coexistem em disputa neste tempo histórico, além de localizar as relações entre a psicologia e a crise imposta pela Covid-19 e suas implicações. Por fim, apontamos para a necessidade, colocada pela pandemia, de produzirmos sensibilidades outras para o acolhimento de singularidades que se manifestam nos modos de ser e se relacionar no Sul Global.

Palabras clave : Psicologia; Pandemia; Dispositivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License