SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51O coronavírus como analisador das práticas de poder na atualidadeTrabalhar para viver? O trabalho enquanto mecanismo da necropolítica no contexto pandêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CARVALHAES, Flávia Fernandes Fernandes de; PIVETA, Ruth Taina Aparecida  e  VIEIRA, Talita Machado. Interrogar as práticas, construir possíveis: notas para tempos virais. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 360-375. ISSN 2175-1390.

Desde as primeiras notícias sobre sua incidência, a pandemia da Covid-19 vem intensificando e reatualizando uma série de problemáticas sociais. Diante desse cenário, este estudo teórico problematiza questões que emergiram a partir das vivências e leituras de três psicólogas vinculadas ao campo das Políticas Públicas de Assistência Social em uma cidade de médio porte localizada no interior do estado do Paraná, bem como a Programas de Pós-Graduação em Psicologia da região. Tendo a noção de pandemia como dispositivo, a presente análise percorre um conjunto de narrativas que coexistem em disputa neste tempo histórico, além de localizar as relações entre a psicologia e a crise imposta pela Covid-19 e suas implicações. Por fim, apontamos para a necessidade, colocada pela pandemia, de produzirmos sensibilidades outras para o acolhimento de singularidades que se manifestam nos modos de ser e se relacionar no Sul Global.

Palavras-chave : Psicologia; Pandemia; Dispositivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License