SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Interrogar as práticas, construir possíveis: notas para tempos virais"Trabalhar é preciso, viver não é preciso": ideologia e necropolítica na pandemia covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COELHO, Maria Teresa Ruas. Trabalhar para viver? O trabalho enquanto mecanismo da necropolítica no contexto pandêmico. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 376-389. ISSN 2175-1390.

Vivemos um momento de ameaça global e coordenada de adoecimento e morte pelo novo coronavírus. Mais do que nunca, a morte espreita e subordina a vida humana, determinando nossos hábitos de higiene, nossa rotina, nosso trabalho, nosso psicológico, nossa liberdade de ir e vir. Para algumas pessoas esta não é uma realidade completamente nova: aquelas alocadas do lado de lá da linha que divide quais vidas devem ser resguardadas de quais vidas são descartáveis. A desigual proporção e severidade com que a pandemia afeta alguns grupos sociais, que se localizam em uma encruzilhada entre raça e classe facilmente identificável, é, na verdade, consequência da necropolítica neoliberal que antecede o atual contexto. São mortes anunciadas. Sob a ótica do trabalho, procuramos oferecer algumas observações preliminares sobre os pontos de contato entre necropolítica, neoliberalismo e o novo coronavírus.

Palavras-chave : Coronavírus; Pandemia; Neoliberalismo; Necropolítica; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License