SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Trabalhar para viver? O trabalho enquanto mecanismo da necropolítica no contexto pandêmicoBiopolítica e fascismo a brasileira em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida et al. "Trabalhar é preciso, viver não é preciso": ideologia e necropolítica na pandemia covid-19. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 390-408. ISSN 2175-1390.

A chegada da pandemia Covid-19 ao Brasil, em março de 2020, contribuiu para tornar aguda e revelar com nitidez as mais perversas facetas de uma crônica crise sistêmica, acentuada pela falta de consenso entre as diferentes esferas de governo sobre as medidas de isolamento social necessárias para proteger a saúde da população e preservar a economia. Este artigo tem como objetivo analisar a produção discursiva anti-isolamento social do governo brasileiro, entre 26 de março e 02 de junho, início da escalada de mortes no país. Sob a luz do conceito de ideologia proposto por John B. Thompson, analisamos o contexto de produção das formas simbólicas, os mecanismos de operação e as estratégias utilizadas. A articulação dos conceitos de neoliberalismo e necropolítica forneceu elementos para interpretar os sentidos da produção discursiva analisada.

Palavras-chave : Ideologia; Necropolítica; Neoliberalismo; Pandemia Covid-19; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License