SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51"Trabalhar é preciso, viver não é preciso": ideologia e necropolítica na pandemia covid-19Viropolítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FURLAN, Vinicius  e  ALVES, Cecília Pescatore. Biopolítica e fascismo a brasileira em tempos de pandemia. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 409-420. ISSN 2175-1390.

Este ensaio busca articular biopolítica, estado totalitário, fascismo brasileiro e pandemia. Se acreditou numa real democracia no Brasil, vê-se o retorno do espectro de um passado tido como superado. Os tempos pandêmicos trouxeram a tona as formas biopolíticas de governo e o fascismo de Estado, que fez coincidir a vida dos cidadãos com a vida nua, com a vida do homo sacer, vidas matáveis e insacrificáveis. Criou-se, no Brasil, numa proporção de território nacional, um campo em que os cidadãos são postos a mortandade que se assemelha aos campos de concentração nazista. É justamente na vida homo sacer que a vida de cada pessoa no Brasil é posta em questão na biopolítica. A população brasileira se tornou referente privilegiado numa proporção inaudita com o homo sacer, nos termos de um governo e Brasil fascista. A vida nua se coincidiu como a vida de qualquer um. Somos todos virtualmente homines sacri.

Palavras-chave : Biopolítica; Fascismo; Pandemia; Estado Totalitário; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License