SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Biopolítica e fascismo a brasileira em tempos de pandemiaAtitudes que fazem a diferença: coronavírus e os coletivos nas favelas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

HERNANDEZ, Aline Reis Calvo. Viropolítica. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 421-434. ISSN 2175-1390.

O artigo objetiva apresentar o conceito de Viropolítica, desde a Psicologia Política. Para chegar ao conceito são apresentadas três dimensões analíticas: na primeira, denominada Vírus B-17 se analisa o fenômeno Bolsonaro desde a retirada de Dilma Rousseff da presidência, a corrida eleitoral, a chegada à presidência, os principais grupos de apoio e o conjunto de tendências que configuram sua forma de governo até a conjuntura atual, em que o Brasil enfrenta a pandemia da Covid-19. Na segunda, denominada Viropolítica, se analisam as ressonâncias sociais e subjetivas que o governo exerce junto a diferentes grupos sociais, a partir de posições extremistas. Na terceira dimensão, Anticorpos, se analisam o decréscimo do apoio ao governo durante a pandemia e as respostas empreendidas desde a sociedade ao enfrentamento da mesma. Em seu conjunto o artigo articula a dimensão do político aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19 no Brasil atual.

Palavras-chave : Viropolítica; Fenômeno Bolsonaro; Extremismo; Influência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License