SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue51ViropoliticsThe Covid-19 pandemic and the health crisis in Rio de Janeiro: discussing biopolitics and precarization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SILVA, Caique Azael Ferreira da; GONCALVES, Cristiana de Siqueira; DAMEDA, Cristiane  and  PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro. Atitudes que fazem a diferença: coronavírus e os coletivos nas favelas. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 435-448. ISSN 2175-1390.

A chegada da pandemia do coronavírus no Brasil muda profundamente a dinâmica de vida da população. No que diz respeito às favelas e periferias, uma série de desafios para a efetivação das prescrições sanitárias contra o vírus escancaram a forte desigualdade que é estruturante da sociedade brasileira e que o vírus pretensamente democrático na verdade ganha outras características no contato com a desigualdade social e o racismo. A indiferença do poder público com determinados territórios, motivadas por uma racionalidade de governo orientada pela necropolítica outorga à população a responsabilidade de se organizar para garantir alimentação, cuidados em saúde e informação aos moradores. O papel do coletivo no enfrentamento às violações de direitos e construção de mundos possíveis é reafirmado pelas ações de solidariedade e pela tentativa de construir outros futuros para os que sofrem com violências todos os dias.

Keywords : Covid-19; Solidariedade; Favelas; Desigualdades; Coletivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License