SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Actitudes que hacen la diferencia: coronavirus y los colectivos en las favelasPrácticas comunitarias en el frente al covid-19 desde la perspectiva del materialismo histórico y dialéctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

CAVAGNOLI, Karen Cristina et al. A pandemia de Covid-19 e a crise na saúde no Rio de Janeiro: discutindo biopolítica e precarização. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 449-462. ISSN 2175-1390.

Este artigo aborda a crescente crise na saúde pública vivida pelo município do Rio de Janeiro e o advento da pandemia de Covid-19, que veio a agravá-la, como elementos do debate sobre o trabalho na Atenção Básica à Saúde. Ele é resultado das articulações feitas pelo Programa de Ensino pelo Trabalho (PET) para a Saúde Interprofissional, que visa induzir transformações nos cursos de graduação e nos serviços de saúde, com foco na colaboração e no trabalho interprofissional. A discussão sobre a financeirização e os interesses em torno do trabalho do campo da saúde mostram a face perversa dos modos de governo no capitalismo contemporâneo, revelando a bio e necropolítica como estratégias de capitulação do SUS. Na conclusão, são assinaladas a resistência e a potência do trabalho articulado como estratégia de luta pela saúde como direito social.

Palabras clave : Atenção Básica à Saúde; Crise da saúde; Covid-19; Biopolítica; Necropolítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License