SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51La pandemia de Covid-19 y la crisis de salud en Río de Janeiro: discutiendo la biopolítica y la precarizaciónHacer vivir y dejar morir: los mecanismos de gestión Desigualdades en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

LIMA, Erickaline Bezerra de; GUEDES, Deyse Cristina Valença  y  SILVA, Gabriel De Nascimento e. Práticas comunitárias no enfrentamento ao covid-19 sob o olhar do materialismo histórico-dialético. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 463-477. ISSN 2175-1390.

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 tem gerado efeitos nefastos em todo o mundo, expondo contradições e limites do sistema produtivo vigente. Observa-se, frente a isso, a emergência de ações visando o enfrentamento à crise sanitária envolvendo diferentes setores da sociedade. Neste ensaio, sob a ótica do materialismo histórico- -dialético, discutimos práticas comunitárias de solidariedade que surgem como uma face do enfrentamento à crise generalizada no Brasil. Embora tenham caráter transitório e não sejam suficientes para desmantelar a lógica produtiva vigente, tais práticas expressam exercícios conscientes de ação sobre o meio e denunciam a necessidade de uma nova organização societal. Em suma, identificamos ações auto-organizadas, coletivas ou individuais, que resgatam a dimensão ontológica do trabalho e fortalecem o sentido de comunidade, resultando na utilização da força de trabalho em prol de minimizar os impactos da pandemia, sobretudo às populações mais vulneráveis.

Palabras clave : Covid-19; Práticas comunitárias; Materialismo histórico-dialético; Solidariedade; Capitalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License