SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Práticas comunitárias no enfrentamento ao covid-19 sob o olhar do materialismo histórico-dialéticoAtividades pedagógicas não presenciais em tempo de pandemia: contribuições a partir da psicologia histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

NASCIMENTO, Emerson Oliveira  e  COLOMBO, Lucileia Aparecida. Fazer viver e deixar morrer: os mecanismos de gestão das desigualdades em tempos de pandemia. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 478-490. ISSN 2175-1390.

O presente estudo objetiva analisar os mecanismos de gestão da pandemia do Covid-19, a partir do conceito de biopolítica, desenvolvido por Michel Foucault. As políticas do Estado moderno, ampliadas no rol dos chamados Welfare State estão delineadas de modo a atender a todos os indivíduos, universalmente, especialmente quando o que está sendo debatido é a preservação da vida. Além disso, se considerarmos a formação da sociedade a partir da formação de indivíduos e de seus corpos, partimos do pressuposto de que a proteção social alcança todos os cidadãos. Entretanto, a pandemia agudizou condições sociais já marcadamente desiguais, como é a sociedade brasileira. A partir de tais assertivas, como resultados preliminares, podemos pressupor que a negligência estatal está intrinsecamente atrelada ao conceito de biopolítica, desenvolvido pelo filósofo francês.

Palavras-chave : Biopolítica; Desigualdades sociais; Pandemia; Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License