SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Hacer vivir y dejar morir: los mecanismos de gestión Desigualdades en tiempos de pandemiaBiopoder, necropolítica y la oferta de servicios psicológicos a distancia en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

DIOGO, Maria Fernanda  y  ASSIS, Neiva de. Atividades pedagógicas não presenciais em tempo de pandemia: contribuições a partir da psicologia histórico-cultural. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 491-508. ISSN 2175-1390.

A suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid- 19 atingiu todos os sistemas de ensino e, a partir de então, algumas instituições têm adotado as chamadas atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O objetivo deste artigo foi analisar, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, as mediações relacionadas às APNP no contexto do distanciamento social. Problematizamos o uso dos termos ensino e aula, pois ambos configuram atividades relacionais, dialéticas e dialógicas, experiências coletivas que se materializam no encontro. Realizamos um caminho de análise tendo a categoria mediação como escopo para pensar os processos de aprender e ensinar. Tecemos considerações sobre o lugar da escola na contemporaneidade e sobre o conjunto de relações que permeiam o trabalho com o conhecimento, inclusive na sua forma remota. Apontamos algumas pistas para avaliar este momento em que instituições de ensino adotaram as APNP e apresentamos implicações e perspectivas sobre o retorno à situação presencial.

Palabras clave : Atividades Pedagógicas Não Presenciais; Ensino Remoto Emergencial; Psicologia Histórico-Cultural; Pandemia; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License