SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Actividades de enseñanza no presencial en tiempo de pandemia: contribuciones de la psicología histórico-culturalCovid-19 y la ciencia posnormal: reflexiones epistemológicas y políticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SARAIVA, Luís Fernando de Oliveira; PINEDA, Dailza  y  GOLDSTEIN, Thaís Seltzer. Biopoder, necropolítica e a oferta de serviços psicológicos remotos em tempos de pandemia. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 509-521. ISSN 2175-1390.

Diante da pandemia de Covid-19, parece ter crescido a oferta de serviços psicológicos remotos, tanto de iniciativas individuais, quanto coletivas e institucionais, visando ao cuidado e atenção frente aos efeitos produzidos pela atual conjuntura. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender lógicas presentes na organização e oferta desses serviços, buscando captar forças medicalizantes e despolitizantes, cotejando possíveis efeitos no cuidado das pessoas. Para tanto, realiza levantamento bibliográfico da produção da psicologia brasileira sobre a pandemia e a análise do discurso foucaultiana das apresentações de nove serviços psicológicos surgidos nesse momento, considerando suas missões, objetivos, públicos-alvo e concepções a respeito da pandemia que os lastreiam. Percebe- se que hegemonicamente os serviços consideram a pandemia um acontecimento biológico, produtor de sofrimentos e transtornos psíquicos, de forma a ofertarem atendimentos que busquem a adaptação das pessoas, desconsiderando o contexto e particularidades da condução da pandemia no Brasil e apoiando-se em valores do filantropismo e voluntarismo.

Palabras clave : Atendimento psicológico; Pandemia; Medicalização; Biopoder; Análise do discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License