SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Biopoder, necropolítica e a oferta de serviços psicológicos remotos em tempos de pandemiaA vulnerabilidade e o Coronavírus: o giro político da psicanálise sobre a questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DRAWIN, Carlos Roberto; MOREIRA, Jacqueline de Oliveira  e  RODRIGUES, Bianca Ferreira. Covid-19 e ciência pós-normal: reflexões epistemológicas e políticas. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 522-536. ISSN 2175-1390.

Diante do inusitado da pandemia de Covid-19 nos deparamos com um intenso entrecruzamento entre aspectos estritamente científicos e aspectos sociais e políticos. Nesse sentido, este ensaio teórico pretende refletir sobre os limites do conceito de ciência normal, apresentar a ideia de ciência pós-normal e, assim, defender a articulação intrínseca entre ciência, política e comunidade como possibilidade de posicionamento diante dos desafios da Covid-19. Na primeira parte do texto focamos o ideal controverso de ciência e de sua continuidade com a técnica e na segunda parte fazemos algumas referências a suas implicações políticas a partir da suposição de que as ideias de ciência pós-normal e de transdisciplinaridade contribuem para a superação da separação entre decisão e participação política e argumentação racional e científica.

Palavras-chave : Covid-19; Ciência pós-normal; Ciência; Transdisciplinaridade; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License