SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Covid-19 y la ciencia posnormal: reflexiones epistemológicas y políticasBolsonaro y Covid-19: negación, militarismo y neoliberalismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

GUERRA, Andréa Máris Campos et al. A vulnerabilidade e o Coronavírus: o giro político da psicanálise sobre a questão. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 537-549. ISSN 2175-1390.

O artigo apresenta uma análise psicanalítica da noção de vulnerabilidade articulada ao contexto atual da pandemia do novo coronavírus. A partir da inflexão sobre o tema, balizada pela lógica do inconsciente, o texto interroga as contribuições que a leitura da psicanálise pode trazer sobre o contexto social e econômico de vulnerabilidades que nele emergiram. Como percurso metodológico, o artigo apresenta uma revisão teórico-conceitual do termo vulnerabilidade e desamparo, inserindo-os no contexto da pandemia do novo Coronavírus. Cada termo é balizado em seus respectivos campos teórico-conceituais, estabelecendo diálogos críticos e reflexivos com pensadores contemporâneos, numa interface com diferentes saberes do campo das ciências humanas. Os resultados acentuam que os termos vulnerabilidade e desamparo mantêm suas especificidades em seus campos conceituais de origem, mas, se mesclam quando representam diferentes níveis de alteridade, seja ela encarnada no Outro parental, institucional, social ou político.

Palabras clave : Vulnerabilidade; Psicanálise; Políticas públicas; Pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License