SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Covid-19 e ciência pós-normal: reflexões epistemológicas e políticasBolsonaro e Covid-19: negacionismo, militarismo e neoliberalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GUERRA, Andréa Máris Campos et al. A vulnerabilidade e o Coronavírus: o giro político da psicanálise sobre a questão. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 537-549. ISSN 2175-1390.

O artigo apresenta uma análise psicanalítica da noção de vulnerabilidade articulada ao contexto atual da pandemia do novo coronavírus. A partir da inflexão sobre o tema, balizada pela lógica do inconsciente, o texto interroga as contribuições que a leitura da psicanálise pode trazer sobre o contexto social e econômico de vulnerabilidades que nele emergiram. Como percurso metodológico, o artigo apresenta uma revisão teórico-conceitual do termo vulnerabilidade e desamparo, inserindo-os no contexto da pandemia do novo Coronavírus. Cada termo é balizado em seus respectivos campos teórico-conceituais, estabelecendo diálogos críticos e reflexivos com pensadores contemporâneos, numa interface com diferentes saberes do campo das ciências humanas. Os resultados acentuam que os termos vulnerabilidade e desamparo mantêm suas especificidades em seus campos conceituais de origem, mas, se mesclam quando representam diferentes níveis de alteridade, seja ela encarnada no Outro parental, institucional, social ou político.

Palavras-chave : Vulnerabilidade; Psicanálise; Políticas públicas; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License