SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51La vulnerabilidade y el Coronavírus: el giro político de psicoanálisis sobre el temaNueva normalidad y el falso dilema salud/economía en tiempos de pandemia Covid-19 en Latinoamérica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

HUR, Domênico Uhng; SABUCEDO, José Manuel  y  ALZATE, Mónica. Bolsonaro e Covid-19: negacionismo, militarismo e neoliberalismo. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 550-569. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo é analisar o discurso do presidente Bolsonaro em relação à pandemia da COVID-19, para discutir o diagrama das suas práticas governamentais. Realizamos uma cartografia das reportagens sobre as falas de Bolsonaro publicadas na mídia no período de 26/02/2020 a 20/06/2020. Elaboramos três eixos de análise: Discurso negacionista e criação da própria narrativa; retórica militarista e criação do inimigo; e lógica neoliberal governamental. Constatamos que seu posicionamento e suas práticas necropolíticas estão à serviço da manutenção do funcionamento das engrenagens do diagrama neoliberal, em que a máxima defendida na contemporaneidade não é mais o "Fazer viver e deixar morrer", senão o "Produzir, e deixar morrer".

Palabras clave : Psicologia Política; Esquizoanálise; Capitalismo; Análise do discurso; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License