SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51A vulnerabilidade e o Coronavírus: o giro político da psicanálise sobre a questãoNova normalidade e o falso dilema saúde/economia em tempos da pandemia de Covid-19 na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

HUR, Domênico Uhng; SABUCEDO, José Manuel  e  ALZATE, Mónica. Bolsonaro e Covid-19: negacionismo, militarismo e neoliberalismo. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 550-569. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo é analisar o discurso do presidente Bolsonaro em relação à pandemia da COVID-19, para discutir o diagrama das suas práticas governamentais. Realizamos uma cartografia das reportagens sobre as falas de Bolsonaro publicadas na mídia no período de 26/02/2020 a 20/06/2020. Elaboramos três eixos de análise: Discurso negacionista e criação da própria narrativa; retórica militarista e criação do inimigo; e lógica neoliberal governamental. Constatamos que seu posicionamento e suas práticas necropolíticas estão à serviço da manutenção do funcionamento das engrenagens do diagrama neoliberal, em que a máxima defendida na contemporaneidade não é mais o "Fazer viver e deixar morrer", senão o "Produzir, e deixar morrer".

Palavras-chave : Psicologia Política; Esquizoanálise; Capitalismo; Análise do discurso; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License