SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Bolsonaro e Covid-19: negacionismo, militarismo e neoliberalismoRisco e medo, o outro lado do covid-19 na imprensa digital colombiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SANDOVAL-DIAZ, José  e  DIAZ, Diego Palacios. Nova normalidade e o falso dilema saúde/economia em tempos da pandemia de Covid-19 na América Latina. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 570-589. ISSN 2175-1390.

A Covid-19 intensificou a crise econômica e de saúde na América Latina, afetando fortemente o retorno da segurança ao Estado- -nação. Essa vontade governamental, regulada por dispositivos de enfrentamento à "excepcionalidade pandêmica", tem sido acompanhada pela instalação discursiva de um "novo normal". Cientes dessa problemática, a partir dos princípios teórico-metodológicos da análise crítica do discurso, buscamos examinar a construção do "novo normal" a partir das falas dos presidentes do Brasil, Chile e Equador no atual contexto pandêmico. Os principais achados concebem o novo normal como um dispositivo que não só conseguiu traduzir velhas práticas governamentais sob a legitimidade do Estado de exceção, mas também como um processo contínuo de vulnerabilidade e colonização latino-americana. Por fim, esse dispositivo é problematizado tanto pela instalação do falso dilema saúde/economia, quanto por sua capacidade semiótica de alinhar-se à ordem discursiva hegemônica do neoliberalismo regional.

Palavras-chave : Covid-19; Discursos; Governamentalidade; Nova normalidade; Pandemia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License