SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51Risco e medo, o outro lado do covid-19 na imprensa digital colombiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ARNDT, Gilmara Joanol; TRINDADE, Milena Tarcisa; ALVES, Juliana de Oliveira  e  MIGUEL, Raquel de Barros Pinto. "Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda toma... Vacina". Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.51, pp. 608-626. ISSN 2175-1390.

A presente pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno da desinformação na pandemia de Covid-19. Para tanto, elegemos como objeto de estudo conteúdos falsos relacionados ao tema, que circularam no Brasil entre os meses de janeiro e novembro de 2020. Buscamos analisar os discursos presentes em tais informações inverídicas, visando discuti-las a partir do contexto político e social de nosso país. A partir disso, foi possível identificar que os conteúdos de desinformação estavam voltados para produzir descrédito quanto: aos dados produzidos pelas instituições científicas e de saúde; às medidas sanitárias implantadas no combate à Covid-19 e, por fim, à vacina. Em contrapartida, o medicamento hidroxicloroquina é mencionado como a solução rápida e barata para a atual crise sanitária. Ao longo da análise, foi possível perceber, ainda, a contínua convergência entre os discursos do presidente Jair Bolsonaro e os discursos que compuseram os conteúdos falsos analisados.

Palavras-chave : Fake news; Desinformação; Covid-19; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License