SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52Mídia, fake news e neoliberalismo: o uso de ferramentas de dominação no pós-verdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira  e  FRANCA, Dalila Xavier de. Crise, anomia e confiança em instituições no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.52, pp. 630-645. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre percepção de crise, anomia e confiança nas instituições. Nossa hipótese geral é que existe uma relação negativa entre anomia e confiança nas instituições e uma relação positiva entre percepção da crise, anomia e desconfiança nas instituições. Realizamos dois estudos para testar essa hipótese. O primeiro envolveu uma amostra de crianças e adolescentes, o segundo foi feito com adultos. A hipótese foi parcialmente confirmada em ambos. Os níveis de confiança nas instituições e a anomia foram altos e negativamente correlacionados. Entretanto, eles não afetaram a percepção da crise. Também descobrimos que a desconfiança nas instituições políticas foi o melhor preditor da anomia nos dois estudos. Os resultados são discutidos considerando o papel da desconfiança nas instituições políticas na produção de um desencanto geral com os padrões éticos e morais de conduta na sociedade.

Palavras-chave : Anomia; Confiança; Instituições políticas; Percepção da crise; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License