SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número52Do projeto político pedagógico às práticas cotidianas: perspectiva psicossocial sobre violência na escolaA busca do lugar no mundo, em um mundo sem lugar para os mais pobres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Roseane Amorim da  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. Resistência dos/as jovens da periferia urbana de Garanhuns/PE às desigualdades sociais. Rev. psicol. polít. [online]. 2021, vol.21, n.52, pp. 726-742. ISSN 2175-1390.

No presente estudo, abordamos algumas situações de desigualdades de gênero, classe e raça, vivenciadas por jovens da periferia de Garanhuns/ PE, e como esses/as jovens têm resistido a essas situações. A pesquisa foi realizada em uma escola da periferia do referido município. Participaram jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 20 anos. A pesquisa foi realizada em três momentos. No primeiro, realizamos observação participante, no segundo, foram realizadas 5 oficinas com os/as jovens sobre diversos temas, e, no terceiro momento, fizemos 4 entrevistas semiestruturadas. Os resultados construídos foram analisados a partir da análise temática, considerando a interseccionalidade dos marcadores sociais referidos acima. As desigualdades de gênero constituídas pela raça e pela classe se fazem fortemente presente na vida dos/as jovens, assim como o preconceito e a discriminação racial. Os/as jovens têm compreendido que as opressões são decorrentes de uma cultura patriarcal, sexista e colonial, a que eles/as têm buscado formas de resistência.

Palavras-chave : Resistência; Desigualdades sociais; Jovens; Periferia; Interseccionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License